segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DEMOCRACIA

DEMOCRACIA: UMA MENTIRA DO TAMANHO DO BRASIL


O Brasil é um país capitalista onde a palavra de ordem é crescimento econômico, lucro, sobre lucro. É a fórmula de juro sobre juros que todos conhecem nos crediários nossos de cada dia.
Como podemos aceitar pacificamente a idéia apresentada nos meios de comunicação diariamente que, vivemos num país democrático? Se os Meios de Produção, como terras, fabricas, grandes indústrias, comunicação , são propriedades de cerca de 10% da população do Brasil.
Num país onde 40% da população vivem na pobreza e miséria! Fica difícil falar em democracia para todos. Numa sociedade em que políticos de carteirinha lutam para conquistar o poder e se manter nele até que a morte o separe. Onde a exploração financeira campeia as soltas por aí com a cumplicidade de governos neoliberais. É provável que a democracia que todos sonham não consiga sair do papel por um bom espaço de tempo.
Democracia supõe igualdade de oportunidade, liberdade para tomar decisões, sem a ingerências de grupos oportunistas. Que democracia é essa, em que você trabalha quatro meses por ano para o governo pagando tributos e impostos com a esperança de receber em troca educação de qualidade, saúde, segurança e transporte para todos.
A democracia dos capitalistas é feita para eles. O povo esquece que o Brasil está dividido em quem têm e os que não têm. Portanto, a democracia de um grupo não serve para o outro, são interesses diferentes.
Neste modelo de democracia o povo é livre para trabalhar ou seja, vender sua força de trabalho para os donos do capital. Receber um salário que dá malmente para fazer a “manutenção do organismo”(corpo) e continuar vendendo sua energia por mais trinta dias.
Compreender a lógica do capitalismo é de fundamental importância para ter presente que: ele precisa da desigualdade social, da fome de muitos, da violência e da corrupção, para continuar existindo. Se for ao contrário, ele desaparece e não será mais capitalismo e sim um outro regime com igualdade social, com melhor nível de vida para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário