segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SER HUMANO

SER HUMANO: uma das espécies mais novas do Planeta Terra.


O Planeta terra é um dos componentes do Universo. Já existe a cerca de 4,5 bilhões de anos. Tempo suficiente para organizar o conjunto de elementos que compõem a biodiversidade da qual fazemos parte.
Pesquisas mais recentes apontam para a jovialidade do ser humano, mostrando que a grande totalidade do tempo de duração da terra, o homem ainda não existia como ser racional. O cientista e astrônomo Carl Sagan , estadunidense afirma que "o homem é uma das espécies mais recentes entre o conjunto dos seres vivos".
Supondo que a terra tenha a idade de um dia, o homem tem surgido na última hora das vinte e quatro horas do dia. Isto significa que o mundo viveu a maior parte de seu tempo sem a presença dos humanos.
Nesta lógica da história, muitas teorias se tornam obsoletas, como por exemplo, a teoria criacionista. Compreender o processo histórico é imprescindível para entender que o mundo não dependeu dos humanos para existir. Por outro lado, nós humanos é que precisamos do Planeta Terra e de sua Natureza para continuarmos existindo.
O ser humano é uma das espécies vivas que mais depende da Natureza para sua sobrevivência. Por isso, os três milhões e meio a cinco milhões de anos de sua presença na história do Planeta está sendo o suficiente para por toda a biodiversidade em perigo de extinção. Diminuir a agressividade do homem com a Natureza será o melhor caminho para o prolongamento de todas as espécies vivas, inclusive o Homem,“dito civilizado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário