sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A PETULÂNCIA DO SISTEMA

A PETULÂNCIA DO SISTEMA

O Sistema político e econômico que governa o Brasil e a grande maioria dos países Latinos Americanos utilizam de artifícios ideológicos para manter milhões de pessoas submissas a normas econômicas de consumo sem a possibilidade de reivindicar direitos sagrados como condições de vida digna: saúde, educação, segurança.
O sistema age invisivelmente por todos os meios possíveis para manter populações inteiras amordaçadas sem reclamar e aceitar tudo como coisa natural.
Para manter o controle da população, entre as estratégias estão todos as formas de orientações como congressos, seminários, convenções, palestras motivacionais e outras do gênero, tudo direcionado para levar o indivíduo a acreditar que o sucesso ou o insucesso só depende unicamente, dele próprio.
Ignora-se todo o aspecto social, político, econômico, parte inerente a vida de qualquer cidadão.
O sistema é petulante para não dizer diabólico.Trabalha na lógica individualista onde a luta individual é a chave do sucesso. Para ele, a dimensão do problema não importa, o que vale é o gerenciamento das situações individuais.
O sistema prepara seus figurões para dar cursos no mundo inteiro. Desta forma procura perpetuar o sistema de subserviência de populações inteiras.
Sabemos que o grande problema que sufoca as pessoas nos dias atuais é a correria maluca que o modelo econômico impôs a milhões de trabalhadores. Compreender o mecanismo de funcionamento da sociedade é meio caminho andado para entender o porquê das crises, das vidas malucas que muitos vivem.

QUEM CONDUZ OS CORRUPTOS AO PODER?

QUEM CONDUZ OS CORRUPTOS AO PODER?

Você conhece um país onde a corrupção campeia solta, ou melhor, você já teve a oportunidade de ver os milhões de recursos (dinheiro vivo) em geral proveniente do nosso trabalho em forma de impostos, ser devolvido aos cofres públicos? O que está acontecendo com a população brasileira que mesmo sabendo das roubalheiras escancaradas, não conseguem reagir. Quando muito, emitem alguns comentários de desaprovação que não chega atingir a máfia brasileira.
É interessante analisar este fenômeno de cunho inconsciente coletivo. Será que o povo se acostumou com as notícias de corrupção em nosso país e, portanto considera isso tudo muito natural?
Chegar ao século XXI com fama de povo civilizado, vivendo a era do conhecimento, tecnologia de última geração e outros adjetivos e conviver com representantes do povo envolvidos em atitudes maléficas ao Patrimônio Público é simplesmente repugnante. Colocar administradores, que não respeitam a coisa pública, no poder equivale em colocar os assaltantes de banco a cuidar dos cofres das agências bancárias.
O povo é responsável pelo político que ele coloca no poder. Nenhum administrador público assume mandatos sem passar pela aprovação de um grupo significativo de eleitores. Portanto, cuide do teu político porque se ele cometer erros no setor público indiretamente você comete junto.
Mas, será que só existe este modelo de sociedade? É isso que se pode chamar de povo civilizado? Pós Moderno? No auge da era tecnológica? Ou somos como diz a música: ...”massa falida”, sem poder de reação frente aos “faraós da política” em que eternamente devemos reverenciar, mesmo sem saber por que estamos tomando tal atitude.

RELATORIO GESTAR II - 2009

RELATÓRIO GESTAR II

O Programa Gestar II em Campos Novos teve seu início no mês de abril de 2009.
A Gerência Estadual de Educação da SDR de Campos Novos coordenou o Programa em 14 unidades escolares envolvendo dois professores formadores: profª Maria Elizabete Lemos Rigo, com a turma de matemática e o prof, Itacir José Moro, que trabalhou com a turma de português. A coordenação ficou com o prof, Ari da Silva. Concluíram o curso 43 cursistas, sendo 21 em português e 22 em matemática. Os cursistas tiveram envolvimento com cerca de 3,200 alunos entre as 14 escolas.


COMO FOI DESENVOLVIDO

Tendo em vista a importância do Programa para a vida profissional do professor na sua prática em sala de aula com os alunos e com a tarefa de promover mudanças significativas na sociedade bem como facilitar a desconstrução de concepções retrógradas e a reconstrução de novos conceitos, saberes por meio de metodologias mais coerente com as necessidades atuais por que passam a sociedade sobretudo as classes mais humildes.
Com estes propósitos a Gerência achou por bem, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina, convocar os professores de português e matemática para realizar a capacitação continuada.
No início do programa em nossa regional houve resistência por parte de muitos professores por entender que seria mais um curso como tantos outros que não provocam mudanças de atitudes e práticas pedagógicas transformadoras no ensino-aprendizagem. Com a realização das oficinas os cursistas perceberam que a dinâmica do Programa exigia envolvimento atitudinal em sala de aula.
O sucesso dos encontros foi fruto do empenho do conjunto de profissionais envolvidos: Coordenação, Formadores e Cursistas na realização das atividades propostas nas TPs e nos AAAs.
Quanto aos projetos todos os cursistas trabalharam a parte teórica. Alguns cursistas conseguiram desenvolver em sala de aula com seus alunos. Por falta de tempo hábil a grande maioria aplicará no ano de 2010.


IMPORTÂNCIA DO GESTAR II

O desenvolvimento integral de uma sociedade está ligado ao grau de conhecimento de quem nela vive. É bastante comum ouvirmos dizer que a mudança só será possível por meio da educação.
O Programa Gestar vem ao encontro de uma carência histórica em que o aluno estuda por muitos anos e ao deixar os bancos escoleras se depara com a sensação de estar pouco preparado para enfrentar a vida em sociedade.
O Gestar se apresenta como uma ferramenta viável para iniciar mudanças de postura profissional e desconstrução e recontrução de concepções, provocando inovação na prática pedagógica da educação pública.



AVALIAÇÃO DAS TURMAS

A turma de matemática participou assiduamente nas atividades, houve bastante empenho por parte de todos. Estão dispostos em continuar trabalhando em 2010 segundo a metodologia do Gestar. A turma de português fez uma avaliação positiva do Programa Gestar. O Cursistas enfatizaram as mudanças ocorridas na forma de trabalhar em sala de aula e a boa receptividade dos alunos.
Coordenador prof, Ari da Silva.

Campos Novos, 10 de dezembro de 2009.